Você já ouviu alguém dizer, você está perdendo tempo com isso?
O que é realmente perder tempo? Você já parou para pensar nisso?
Quando pensamos no tempo, geralmente correlacionamos essa palavra com horas de relógio cronologicamente falando, mas, se eu te disser que o tempo vai muito além de horas e horas…O tempo aqui se refere à vida! A vida que passa e não volta, e muitas das vezes não a notamos, porque estamos tão distraídos, ocupados com tantas coisas. Coisas e coisas, e as vezes, pessoas, lugares, sem refletir se estamos gastando o nosso tempo, ops! Gastando a nossa vida de forma sábia e proveitosa. “A vida é curta e passageira”, com certeza você já ouviu ou já até mesmo repetiu essa frase, que virou um jargão ou dito popular. E, se de fato, esse bilhete é verdade”, devemos aproveitá-la ao máximo com sabedoria e prudência. (Efésios 5:15-17)
COMO ESTAMOS USANDO O NOSSO TEMPO?
Devemos nos questionar se estamos usando o nosso tempo, a nossa vida da maneira correta. Porque viver de qualquer maneira implica em não viver a vida que nascemos para viver. Acredito que todos nós nascemos para um propósito. E viver esse propósito requer usufruir do nosso tempo com sabedoria, de maneira profícua e intencional. Não vamos deixar a vida nos levar, como diz uma canção secular, mas sim, vamos viver a vida para a qual nascemos, e para isso, devemos ser intencionais nas escolhas que fazemos.
JÓ, O EXEMPLO DE UMA VIDA SÁBIA
Jó é um ótimo exemplo de uma vida com sabedoria. Ele foi considerado por DEUS, “…homem justo e integro, temente a Deus e que se afasta do mal.” (Jó 8:9) (grifos meu)
Esse foi Jó. Justo. Mas, o que o colocava nessas condições? O que o habilitava a ser justo, reto, e se afastar do mal, está bem no centro desse verso “ser temente a Deus”. A bíblia diz que o princípio da sabedoria é temor a Deus! (Provérbios 1:7 – 9:10).
E QUAL É A RELAÇÃO ENTRE TEMOR E SABEDORIA?
A sabedoria começa com um coração reverente, humilde diante de Deus. Quando reconhecemos a grandeza e a santidade de Deus, somos levados a buscar viver a Sua vontade e a seguir Seus mandamentos. Essa atitude nos protege de escolhas tolas e nos guia para uma vida mais plena e satisfatória nessa vida (Eclesiastes 7:12). Com isso, reconheçamos verdadeiramente nossa total dependência no Senhor. Que nossa vida é como um vapor que logo desaparece. Que nossa vida está nas mãos do nosso Criador, que nos matem vivos! (Tiago 4:14, Jó 12:10 NTLH), Dessa forma, de maneira intencional, passamos a viver os nossos dias desejando agradar a Deus, a glorificar o Teu Santo nome. (Colossenses 3:17, 3:23, 1 Coríntios 10:31)
NÃO TENHO TEMPO!
Já reparou que gostamos de dizer que não temos tempo para fazer isso ou aquilo? Quando começamos usar esses argumentos, indica que já jogamos a toalha e nos damos por convencidos pela desculpa esfarrapada. “Achamos” que engamos alguém, mas, na verdade, estamos nos engando quando decidimos escolher não priorizar aquilo que é importante e valoroso para dar lugar ao comodismo, preguiça, procrastinação. Quando falamos que não temos tempo para realizar algo importante, alguma outra coisa entra no lugar. O que você tem colocado no lugar? Posso afirmar, por experiência própria que colocamos no lugar algo sem muito valor, significado, algo que no trás prazer temporário e imediato. Então, nunca foi sobre falta de tempo, sempre foi sobre falta de prioridade, comprometimento, constância.
É POR MEIO DA PALAVRA QUE ALCAÇAMOS SABEDORIA
No Salmo 90:12 Moisés faz um pedido ao Senhor: “Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.” Buscando entender esse pedido de Moises, vemos que saber contar os dias, é reconhecer que nossa vida aqui na terra é finita, passageira e curta. Que não sabemos qual será a sua duração, se viveremos 50,60, 80, ou 100 anos. Mas, que independe de quanto tempo vivermos, que esse tempo seja proveitoso, bem vivido. Viver e não sobreviver! Viver a vida para qual o Senhor nos fez para viver. Para isso, precisamos alcançar a sabedoria. Quando aprendemos a contar nossos dias, investimos tempo/vida buscando a sabedoria, a bondade e o reino de Deus. (Mateus 6:33).
ADQUIRINDO A SABEDORIA
Não é à toa que em (Provérbios 4:7) a palavra do Senhor nos exorta a adquirir a sabedoria, porque por meio de uma vida sábia, saberemos aproveitar melhor o nosso tempo aqui na terra. Viveremos aqui embaixo, com o foco lá no alto, porque aqui somos estrangeiros e peregrinos (1Crônicas 29:15 NVT).
A vontade de Deus para os seres humanos é que aprendamos, cresçamos e busquemos sabedoria (Provérbios 2). Quando aprendermos a contar os nossos dias, teremos essa mesma vontade.
Você deve estar se perguntando: Como aprender a contar os nossos dias?
Por meio de um relacionamento sincero e profundo com Deus. Fomos criados para viver em comunhão com Deus, descobrindo os mistérios e maravilhas que Ele espalhou por toda a criação (Provérbios 25:2). O Senhor gosta de estar conosco enquanto buscamos tudo o que planejou para nós (Salmo 37:23; Efésios 2:10).
Conclusão
Se nos ocuparmos de conhecer e viver a vontade de Deus Pai, a dúvida que permeia muitos corações e pensamentos acerca do propósito de vida, do motivo da nossa existência, deixará de existir, porque a nossa identidade como filhos estará firmada na verdade, e o mundo e suas distrações não mais terão lugar, prioridade em nossa vida/tempo. Aprenderemos a remir o nosso tempo, aproveitando ao máximo todas as oportunidades, pois os dias são maus. (Efésios 5:16)